** Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Isaías 55:6) **
O QUE É O LOUVOR ? Imprimir E-mail
Publicidade
Ter, 20 de Setembro de 2011 00:00

O QUE É O LOUVOR ?
Autor: Aminadab J. Santos

Se pudéssemos dissecar e analisar o louvor, o que descobriríamos em seu interior. Qual é a essência, a substtância e a natureza do louvor? Do que consiste o verdadeiro louvor? Quais são os elementos vitais nele envolvidos?

“Exultai, ó justos no Senhor!  Aos retos fica bem louvá-lo”. Salmos 33:1

Louvar significa falar bem de algo, expressar admiração, cumprimentar, elogiar, congratular, aplaudir, “gabar”, enaltecer.    Examinaremos, primeiramente, algumas das palavras do Antigo Testamento que são traduzidas por louvor:

1-Hallal (Aleluia) – é a palavra traduzida por louvor mais freqüentemente usada no Antigo Testamento. Ocorre cerca de 88 vezes. Seu significado básico é “produzir um som claro”. Seu significado adicional é “gabar-se, celebrar, elogiar com grande entusiasmo, gloriar-se”. (derivada de Hallal) – é uma celebração de ações de graças pelo término da colheita. Tal louvor deve se er expresso com alegria. Cânticos e danças são a ordem do dia.

2-Hilluwi - derivada de H Hallal) – é uma celebração de ações de graças pelo término da colheita. Tal louvor deve ser expresso com alegria. Cânticos e danças são a ordem do dia.

3-Tehillah (derivada de Hallal) – Significa “cantar alto”. É usado no Salmo 22:3 onde vemos que Deus habita (sentado, entronizado) nos louvores do Seu povo.

4-Shabach – Significa “gritar com alta voz, grito de triunfo, gloriar-se na vitória”. Há ocasiões em que um grito triunfante é a única maneira apropriada de louvarmos ao nosso Deus. “Gritai a Deus com voz de triunfo” (Sl 47:1).

5-Zamar – Significa “dedilhar ou tocar as cordas”. Refere-se ao louvor que envolve adoração instrumental como está escrito nos Salmos 150.

6-Yadah – Significa “expressar uma confissão de agradecimento”. Também tem o sentido de “estender-se as mãos”. Isto implica em adorar com mãos levantadas em direção a Deus.

7-Towdah – Esta palavra a vem da mesma raiz que “yadah”. Também significa “adoração com as mãos e ações de graças”.

8-Barak – Significa “ajoelhar-se para bendizer ao Senhor”. Neste caso, a postura do corpo inteiro fala muito sobre o louvor.

Louvor é o instrumento poderoso para trazer a presença de Deus à terra. Por isto o louvor no ministério da Sara Nossa Terra não é visto apenas como um instrumento que prepara a palavra, o louvor é parte integrante das nossas reuniões, embora seja esta uma das funções. O louvor também traz cura para aqueles que estão feridos no corpo e especialmente na a alma.

Louvor traz a presença de Deus e onde tem a presença de Jesus, há cura, libertação, as cadeias são quebradas.
Depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardassem com segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior, e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia noite Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, soltaram-se as cadeias de todos. At. 16: 23-26

Deus nos dá livramento nos momentos em que louvamos a sua presença.
Tu és o meu esconderijo tu me presservas; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. SL 332:7. Precisamos oferecer o nosso louvor com arte e com júbilo. Entoai-lhe novo cânttico, tangei com arte e com júbilo. SL 33: 3. Precisamos tocar com arte, é um mandamennto da palavra. Tem pessoas que tem o dom do canto, “do canto da igreja”, tem que cantar lá no canto, porque quando ela começa a cantar o Senhor Jesus põe os dedos no ouvido e fala para os anjos avisa-me quando ela acabar! Até podemos escutar quando Jesus tira os dedos dos ouvidos ainda sujinho de cera por ter apertado tanto! Tem gente que quando canta faz com que o senhor viva novamente a sua crucificação! Claro é apenas uma brincadeira! Deus recebe o nosso louvor com as suas narinas. Deus recebe o louvor que sai da boca até mesmo das crianças. Da boca de pequeninos e criança de peito suscitastes força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador. SL 8: :2. Quando você ouvir uma criancinha balbuciando, dada! Gugu! Saiba que ela está oferecendo a Deus o perfeito louvor, mas no ministério de louvor é preciso fazer com arte. Falamos bastante sobre o louvor na introdução desta apostila, dê mais uma olhadinha com carinho!

O louvor na igreja traz a chuva e faz a terra frutificar, Deus está falando neste texto sobre celebrarmos na sua casa. Todos os que restarem de toda as as nações que vierem contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrar festas dos tabernáculos. Se alguma das famíllias da terra não subir a Jerusalém para adorar ao reio o Senhor dos exércitos, não virá sobre ela a chuva. Zacarias 14:16-17. O lugar de fazer chover é na casa de Deus celebrando e adorando o Rei dos reis e Senhor dos senhores.


Não reproduza o texto sem autorização prévia do autor


O QUE É O LOUVOR ? - Pr. Amina - Pr. Amina

Pr. Aminadab José dos Santos
faz parte do Ministério de Louvor Sara Nossa Terra e apresentamos aqui um pequeno trecho do seu livro "O LOUVOR DA IGREJA" que traz algumas noções básicas para formação e condução do Ministério de Louvor e Adoração dentro das igrejas.

Autor: Aminadab J. Santos
Campo Grande/MS, 2011.

Contato com o autor e compra do livro:

www.aminadab.com.br
(67) 9211-0975
email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

O QUE É O LOUVOR ? - Pr. Amina

 

CD "Venha o teu reino"

Pr. Amina

Cânticos de Louvor e Adoração

Clique aqui e saiba mais.

 

Pesquisar

Anúncios

Parceiros
LIGIA.com.br
Arte final, Websites
Estúdios Freedom
Áudio, Vídeo, Editoração de DVD, Multimídia.